Missão

Resolver problemas complexos de conectividade em todo o mundo utilizando inteligência de dados e tecnologia.

Visão

Nos tornar referência em inovação no mercado de telecomunicações e realizar uma ativação internacional até 2022

Valores

Trabalho em equipe, protagonismo, empatia e desenvolvimento pessoal.

O que é gestão de projetos e por que sua empresa precisa dela?

Todas as empresas realizam diversas atividades diariamente, sejam elas orientadas por processos ou não. Cada vez mais os setores tornam-se independentes um dos outros, contudo, as ligações entre as partes internas de uma empresa sempre vão existir.

As empresas tratam projetos diversos, sempre com o objetivo macro de atendê-los num tempo hábil, confortável para a instituição e alinhado com a necessidade do cliente, executam métodos para alcançar esse objetivo, gastam recursos individuais e coletivos para tal, assumem riscos, entretanto, muitas vezes falta uma estratégia que permita à empresa a capacidade de gerenciar todas essas atividades, estratégia essa, que alinhe todos os esforços a um único objetivo.

A gestão de projetos trás consigo essa possibilidade, permiti às empresas a aplicação de estratégias, ferramentas e habilidades visando melhorar as atividades de um projeto.

Segundo o PMBOK, as fases de um projeto são:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execuçao
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

Estes, caracterizam processos distintos, porém na prática interagem entre si.

Iniciação

De um modo geral vemos a iniciação como o primeira fase do projeto, onde é analisado os requisitos necessários para que o projeto torne-se real, sejam autorizações, contratos. Também é importante identificar a real necessidade do projeto para a organização, a viabilidade do mesmo, orçamentos e cronogramas, mesmo que de uma forma macro.

Planejamento

O planejamento por sua vez trás consigo a garantia de, se bem estruturado, a qualidade do projeto se concretizará. A empresa descreve os processos que serão realizados, refina objetivos e cria a linha de ação para que os resultados sejam alcançados.

Execução

A execução colocará em prática tudo que foi pensando e analisado nas etapas anteriores, a empresa consegue nesse processo executar o trabalho já definido no plano de gerenciamento do projeto, com o objetivo de satisfazer as especificações dantes alinhadas.

Monitoramento e Controle

Em paralelo a execução, é importante monitorar e controlar. Nesse processo da gestão de projetos, a instituição consegue analisar, acompanhar e controlar o que está sendo realizado, se as ações estão alinhadas com o planejado e também consegue executar eventuais mudanças, se necessário, a fim de alcançar o objetivo do projeto.

Encerramento

O encerramento é a última etapa dos processos, finalizada as atividades, analisa e entrega o resultado final ao cliente, com o objetivo do aceite.

De um modo geral, a gestão de projetos é a aplicação de métodos, aprendizados e habilidades para assegurar que um projeto tenha sucesso.

 

Essa gestão permite às empresas planejar, analisar e gerenciar todo o ciclo do projeto, tendo a visão e as ferramentas de adequação, quando for necessário utilizá-las. Isso não implica dizer que problemas não existirão, porém a empresa saberá identificá-los e tratá-los da melhor forma possível. É importante dizer que mesmo planejando a empresa não está isenta das intempéries, o risco do fracasso também é analisado, fazendo com que a instituição descubra suas fragilidades e potencialidades, conhecimento este que permite a tomadas de decisões mais precisas e concretas.

Danilo Messias

Supervisor de TI