Missão

Resolver problemas complexos de conectividade em todo o mundo utilizando inteligência de dados e tecnologia.

Visão

Nos tornar referência em inovação no mercado de telecomunicações e realizar uma ativação internacional até 2022

Valores

Trabalho em equipe, protagonismo, empatia e desenvolvimento pessoal.

O que são processos empresariais e por que sua empresa precisa deles?

Tudo o que envolve ações e atividades continuadas, compõe um processo. Seja ele executado por uma pessoa, por um grupo de pessoas, por diversos grupos de pessoas ou por máquinas. Porém, é no meio empresarial que esse termo é amplamente utilizado, então, podemos de início definir “processo” como continuidade de fatos ou operações em sequência, que apresentam determinado padrão ou se repetem com certa regularidade. No meio empresarial podemos chamar estes processos de processos empresariais.

De forma a entender melhor suas as ramificações, costuma-se separá-los os em três:

  • Processo de negócios
  • Processos organizacionais
  • Processos gerenciais.


Vamos descomplicar eles:

O processo de negócios, diz respeito à essência da empresa, ou seja, àquilo que é o core business (negócio principal). Por exemplo, em uma montadora de carros, o seu processo de negócio é a montagem de carros. Este primeiro processo é diretamente ligado ao cliente, e por isto sua tamanha importância, podendo este ser a produção, embalagem, entrega ou até mesmo um outro processo.

Contudo, o processo de negócios sozinho não mantém uma empresa funcionando. E é diante disso que surgem os processos organizacionais —que não estão diretamente atrelados ao processo de negócio. Os processos organizacionais dão suporte aos processos primários, através de uma espécie de serviços de apoio, a exemplo da gestão de estoques ou a gestão de recursos humanos, onde estes processos são necessários para que a empresa sobreviva, mesmo que não estejam diretamente ligados aos clientes.

Por fim, os processos gerenciais são responsáveis pela organização e coordenação do processo primário e dos processos de apoio, buscando que ambos funcionem com efetividade máxima. Ou seja, os processos gerenciais trabalham com a medição, monitoramento e controle das atividades da organização, para garantir que as metas estipuladas sejam alcançadas, buscando se aproximar dos objetivos estratégicos da empresa.

Diante da apresentação dos três tipos de processos empresariais, fica evidente a necessidade de que todos os três sejam trabalhados em sinergia ,para que a empresa cumpra o seu objetivo maior: Crescer! Logo, a gestão de processos aparece como uma ferramenta poderosa na busca por melhores resultados para a sua organização.

Andrey Melo

Analista Administrativo-Financeiro