Missão

Resolver problemas complexos de conectividade em todo o mundo utilizando inteligência de dados e tecnologia.

Visão

Nos tornar referência em inovação no mercado de telecomunicações e realizar uma ativação internacional até 2022

Valores

Trabalho em equipe, protagonismo, empatia e desenvolvimento pessoal.

Topologias de rede – Como elas afetam no desempenho da conexão

Ao iniciar uma nova rede de computadores, o “puxa-puxa” de cabos para conexão pode parecer aleatório, porém, para o bom funcionamento da rede, é necessário o entendimento da topologia de rede, e como ela vai afetar diretamente no serviço prestado.

Os computadores podem se comunicar de diversas formas, como por fibra óptica, via rádio, ou par trançado. A forma que os computadores se comunicam entre si, denomina-se topologia, e pode ser representada por meio da lógica ou utilizando cabeamento estruturado. A topologia física é a estrutura que estamos realmente visualizando, enquanto a parte lógica descreve o fluxo dos dados que estão sendo transmitidos.

Algumas topologias:

P2P

Uma topologia bem simples e uma das mais utilizadas, é a conexão ponto-a-ponto ou P2P, onde cada máquina está ligada sem nenhum outro dispositivo interferindo, como HUB ou Switchs. Essa topologia foi muito utilizada para jogos e nos primórdios da era da informática onde podíamos transferir dados entre máquinas ou servidores.

Barramento

Aqui existe uma comunicação direta, um cabeamento linear central por onde todas as máquinas se comunicam. É chamado de barramento pois existe um cabo central. Foi uma topologia muito utilizada, mas que perdeu amplo uso pelo limita imposto aos dados trafegados entre as máquinas, impedindo a prática de tráfego de dados mais pesados.

Estrela

Nos tempos atuais, essa é uma das topologias mais utilizadas. Existe um concentrador, que pode ser um switch, e todos os computadores estão conectados nele, fazendo com que todos os dados passem primeiro pelo concentrador, antes de chegar ao destinatário.

Anel

Nessa topologia, os equipamentos estão conectados em série, formando um círculo fechado. As informações são transmitidas de forma unidirecionais, de nó em nó, até atingir o seu destino final. A falha de um computador pode prejudicar toda a rede, por isso, não é uma topologia muito utilizada.

Malha ou Mesh

Essa topologia pode ser utilizada em várias configurações diferentes, é mais escolhida para implementação de redes largas (wan). Todos os equipamentos são interligados, como se estivessem entrelaçados, oferecendo são vários caminhos até a informação chegar ao seu destinatário. Dessa forma, conseguimos ter uma melhor redundância na rede maior confiabilidade.

Essas são algumas das principais topologias existentes. Quando temos conhecimento de como elas funcionam, o layout da rede, como o tráfego deve se comportar, como os dispositivos são conectados a ela, podemos analisar qual é a ideal antes de executar nosso projeto.

Como elas afetam a rede?

É através das redes que nossos colaboradores e clientes acessam as informações do cotidiano. Adequá-la à topologia correta permite evitar gargalos em seus pontos e oferecer uma conexão mais fluida e segura. A má distribuição dessa organização, afetará diretamente o desempenho da rede, gerando tráfegos lentos, dificuldades de identificação de problemas, falha em rede interna e em dispositivos centrais, além de falhas que comprometem toda a rede. Então antes de implementar um novo projeto, invista em uma boa estratégia de topologia de rede.

Maurício Neto

Gerente de Suporte Técnico