Missão

Resolver problemas complexos de conectividade em todo o mundo utilizando inteligência de dados e tecnologia.

Visão

Nos tornar referência em inovação no mercado de telecomunicações e realizar uma ativação internacional até 2022

Valores

Trabalho em equipe, protagonismo, empatia e desenvolvimento pessoal.

As vantagens da tecnologia SD-WAN para sua empresa

A tecnologia dá saltos de tempos em tempos, deixando o seu legado para fins históricos .Quem se lembra dos “bips” que a placa de fax modem fazia ao discar para conectar à internet? Ou as velocidades de link dedicado de 256 KB, 512KB e no máximo 1 MB?

Apesar de hoje o Brasil ser considerado um País com uma infraestrutura de baixo nível (ocupamos o 58º em uma lista de 100 países), não temos tantos problemas com velocidade, e a maior oferta de banda nos permite seguir o fluxo internacional do Cloud Computing. Hoje já é bem comum encontrar por exemplo usuários comuns quem armazenam suas fotos de viagem ou casamento em uma nuvem, seja ela do Google, Apple ou Amazon.

A solução: Processamento de dados em nuvem

Grandes empresas encontraram no link dedicado e no Multi Protocol Label Switching (MPLS) – que vamos explicar mais abaixo sua utilização – uma estabilidade para as interconexões entre matriz e filial, utilizando-se dessa conexão para a utilização de serviços de comunicação, transmissão de dados entre cliente e servidor, e-mail corporativo e entre outras dezenas de serviços.

Com isso, o processamento de dados em nuvem – privada ou pública – está demandando uma nova ótica de como devemos encarar o atendimento das empresas. O MPLS é um link seguro de ponta a ponta com alto grau de disponibilidade, porém muito caro para a empresa que contrata e com uma baixa taxa de transmissão. O link dedicado, vem ficando mais barato em muitos lugares do Brasil, com alta oferta de provedores locais e regionais, mas ainda esbarrando em problemas como a falta de ipv4 e latência para determinados hosts.

Para solucionar esse problema, surge então a tecnologia SD-WAN (acrônimo para rede definida por software em uma rede de área ampla) que vem para ajudar na virtualização de servidores e na comunicação de suas filiais, agora não mais com sua matriz, mas sim com um servidor que estará em um datacenter provido de segurança contra falhas elétricas, físicas e ambientais.

A tecologia SD-WAN e seus benefícios

Com a tecnologia, podemos usar dois ou mais links dedicados ou banda larga (com ip fixo) para definir as melhores rotas entre cliente e servidor, evitando gargalos e latência e garantindo assim uma melhor eficiência na conexão. Cito a baixo alguns pontos de eficiência do SD-WAN:

1. Maior flexibilidade;
2. Maior visibilidade das aplicações;
3. Segurança de dados e do usuário aprimorada;
4. Maior controle sobre a infraestrutura de rede;
5. Aumento do desempenho dos dispositivos e das conexões de rede;
6. Possibilidade de criar redes full-mesh;
7. Maior inteligência no controle de tráfego;

O custo de implementação dessa tecnologia compensa quando observado o custo mensal em se manter links MPLS e dedicado com preços altos. E além de você sempre possuir as melhores rotas para os destinos solicitados, no protocolo SD-WAN já é feito o backup do link de forma balance e failover.

0B0A0577

David Leal

Gerente de Suporte Técnico